terça-feira, 30 de junho de 2009

Estruturalismo: Definição e Origem

Por Mariana Vera Cruz Pereira

Estruturalismo

1 -Definição e origem

De acordo com estudiosos e críticos literários, o termo estruturalismo não seria uma escola ou um movimento literário pelo fato de seus autores não estarem presos a nenhuma doutrina específica. Estruturalismo seria um léxico ao qual as ciências sociais recorrem com freqüência. Nessa complicada tentativa de definir e entender o que o termo em questão representa e significa, seria prudente começar pela definição dada ao mesmo pelo dicionário da língua portuguesa.

Estruturalismo (s. m.)

1. Teoria lingüística que considera a língua como um conjunto estruturado, onde as analogias definem os termos.
2. Tendência comum a várias ciências humanas (psicologia, etnologia, etc. ), que visam definir um feito humano em função dum conjunto organizado e dar conta deste último com o auxílio de fórmulas matemáticas. (http://www. priberam.pt)

A primeira definição resume o termo como sendo uma teoria que considera a língua como um conjunto estruturado. Entende-se por estrutura por um sistema abstrato em que os elementos constituintes são interdependentes e que possuem ordenação e dinamismo próprios. O método de análise estruturalista examina as relações e funções desses elementos considerando que não há fatos isolados e sim partes de um todo com alguma relação interna.

O estruturalismo é uma atividade, sucessão de uma certa quantidade de operações mentais. Partindo desse princípio é possível falar em atividade estruturalista cujo objetivo seria reconstituir um objeto de estudo.

Wilhelm Wund

A ligação do método estruturalista de pensar com a psicologia teve origem na escola psicologia de Wilhelm Wund, onde se pretendia determinar a estrutura da mente com a finalidade de compreender os fenômenos mentais através da decomposição dos estados da consciência produzidos pelos estímulos ambientais. As sensações visuais, táteis e olfativas foram medidas e classificadas, os sentimentos e emoções foram pesquisados e a introspecção, olhar para dentro, foi adotado.
Os estudos de Wund deram origem a diversas ramificações e tendências, entre elas está o Estruturalismo.

Saussure

A segunda definição liga o termo a lingüística e a psicologia. O Estruturalismo tem sua origem ligada a lingüística e a psicologia do século XX. Ferdinand de Saussure, lingüista suíço, forneceu bases teóricas para a lingüística estrutural e para a semiologia, estudo dos signos. Em seus estudos Saussure divide o estudo da linguagem em sincrônico e diacrônico que serão melhor definidos no tópico seguinte.

1.1 - Sincronia e Diacronia

A análise sincrônica de um dado é estática e descritiva; ou seja, estuda o funcionamento da língua e sua constituição como fonemas, gramática e palavras. É o estudo do objeto em si, imóvel no tempo, e das relações existentes no sistema da língua no presente ou no passado.
O estudo diacrônico é evolutivo e histórico, se concentra nas mudanças da língua através do tempo. É o estudo da lingüística histórica analisando a relação de um fato com seus anteriores e posteriores. A diacronia pode ser dividida em duas vertentes: história externa e interna.
A primeira está ligada ao estudo das relações existentes entre fatores sócio-culturais e evolução lingüística. A segunda se concentra na evolução estrutural, fonológica e morfossintática.


1.2 - Significado e Significante

Significante é o signo, o elemento perceptível na forma gráfica ou sonora.
Significado é a tradução do significado, seu sentido e os conceitos ele traz quando enunciado.

A união do significado com o significante dá origem ao que pode-se chamar de signo.


Bibliografia:

A atividade estruturalista- Rolland
DOSSE, François. História do estruturalismo. v. 1. O campo do signo, 1945/1966. Trad. Alvaro Cabral. São Paulo: Ensaio, 1993
Farr, Robert M. As raízes da psicologia social moderna. RJ, Petrópolis, Vozes, 2008


Mariana Vera Cruz Pereira DRE:105050344

Um comentário:

  1. Mariana, seu trabalho estava caminhando bem, mas termina de forma abrupta, sem conclusão ou fecho para as ideias por ele apresentadas. O texto me parece um pouco apressado também. Mas, por outro lado, mostra que você procurou produzir um texto relativo ao que vimos durante esse período. Assim, ele cumpriu bem seu objetivo. Boas férias e um abraço. As notas seguem após a leitura de todos os textos postados.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.