terça-feira, 30 de junho de 2009

Análise Literária do texto “Água Viva” de Clarice Lispector

Uma obra literária pode apresentar diferentes interpretações de abordagem quando se trata de escrever sobre interpretação, gerando discussões entre a relação texto e leitor como uma forma de interlocução. O ato da leitura nos dar a entender ao texto, uma trama, ou até mesmo a disposição das notas musicais e a sucessão de palavras que representam as possibilidades de reconstrução de visão de mundo, significados e conseguindo relacioná-los a outros textos significativos, procurando a intertextualidade e a intratextualidade com o leitor. Temos várias formas de compreensão sobre este conceito, delineando a narrativa destes termos, resultando na aproximação e distanciamento de informações diversas e precisas sobre este tema que constitui apenas alguns dos métodos seguidos.
Com o aumento do interesse pela língua e pela literatura, e a produção de textos literários resultaram na importância do preceito de valores e nas probabilidades de reconstrução de visão de mundo. Perdendo a ingenuidade diante dos textos literários sendo um objetivo alcançado, e o leitor percebe que atrás de cada texto há uma pessoa, com um aprendizado histórico, um intuito, “um olhar”, um significado, o que supõe a responder ao texto, concordando ou divergindo dele, divertindo-se e até se emocionando com ele, fazendo comparações, elogiando, rejeitando, apropriando-se de idéias, enfim vivendo o texto e tomando a condição de leitor.
Permitindo a possibilidade de atribuir sentido ao texto e a vida tornando-lhes ao mesmo tempo leitores críticos e inovadores e trabalhando os diferentes aspectos da condição humana, diferenciando o que é real do que é imaginário, desvendando o mítico jogo das paixões humanas, tendo a metáfora como suporte a literatura.
As experiências de leitura proporcionam aos leitores conhecer suas potencialidades intelectuais, de ser criativo, de ser expressivo, de explorar as riquezas de seus gestos e movimentos corporais. Ao se relacionarem com os livros de literatura, eles se desenvolvem e articulam leituras que podem ser dirigidas, programadas, de livre escolha, de natureza interativa que os levam a conhecerem uma multiplicidade de ações que enriquecem suas experiências culturais.
Até o momento nos referimos a respeito da relação do leitor com a obra, para aprofundarmos na questão da fenomenologia, assunto que gera a discussão entre os princípios da arte com o estudo dos métodos entre a fenomenologia e a estética da recepção para a análise do texto literário, “Água Viva”, seguindo a dois elementos: primeiro harmonizar recursos operacionais, necessários à proposição deste estudo, e o segundo: promover a sintonia entre texto e leitor, ferramenta essencial para a exibição do assunto.
A análise do texto com base nos princípios da fenomenologia busca recuperar na obra literária um objeto estético formado de elementos diferentes, mas entre si articulados de modo a causar um discurso pluralista. O leitor preenche as lacunas com as suas projeções imaginativas; desenvolve associações entre os elementos, formula teorias, faz deduções, sendo ele quem dá estabilidade representativa a um objeto estético, cuja existência está vinculada a sua ação como o concludente da obra literária.
A estética da recepção coloca o leitor na posição de co-produtor do texto, sobre esse ponto de vista, aliás, a precisão com que a estética da recepção se introduz no debate promove um estudo crítico inicial e para os teóricos da Escola alemã, se a experiência estética exigia há muito ser teoricamente aprofundada, e, se a literatura da modernidade já oferecia resistência as análises que a abordavam de modo especial, ou seja, levando em conta apenas a produção, era necessário formar uma teoria, cuja idéia de interpretação pressuponha categorias, fatos conhecidos, mas não demonstrados também referentes ao leitor. Porque é ele quem de fato tem a capacidade de vivenciar, de sentir o efeito da arte em literatura.
A literatura é uma fonte abundante que também pode ser desenvolvida em sala de aula, tornando-se atividades praticas e prazerosas, para que isso seja possível, é necessário simplificar a relação do aluno com o texto literário para que ele seja capaz de constituir relações de trocas culturais, afetivas, sociais com o ato de ler e escrever. O texto literário é uma resolução para os métodos de ensino que com muito empenho podemos alcançar bons resultados na formação de leitores.
Sobre esse ponto de vista, aliás, a precisão com que a estética da recepção se introduz no debate promove uma análise inicial. Para os teóricos da escola alemã, se a experiência estética exigia há muito ser teoricamente estudada minuciosamente, e se a literatura da modernidade já oferecia oposição as análises que a abordavam de modo característico, ou seja, considerando apenas a produção, era preciso que se estabelecesse uma teoria, cuja idéia de interpretação previsse categorias, conceitos também referentes ao leitor. Afinal é ele quem de fato se encontra potencialmente capaz de vivenciar o efeito da arte em literatura.
A função da arte é produzir beleza, valorizar a vida através da estética e da ação dos sentidos, da percepção. Enquanto que a beleza da obra está relacionada a valorização da subjetividade, o poeta excede o limite da desmesura de todos os sentidos: da razão, da lógica, do pensamento e da significação. Na teoria poética, a arte está associada a algo universal, provocando uma mudança geral no pensamento humano em que a arte estará ao mesmo tempo velada e expressa, propondo coisas novas: como a duplicidade simultânea da arte sendo uma conseqüência fatal da dualidade do homem.

Por Manuela de Oliveira Monteiro
DRE: 107367527

Um comentário:

  1. Manuela, muito bom. Eu estava gostando bastante do seu texto, apenas incomodado pelas frases longas demais, o que pode atrapalhar a compreensão do que você afirma. Porém, você faz uma conclusão tão bacana, tão poética, tão cheia de inspiração, que não poderia ser outro o resultado: Como diria Carlos Imperial: Nota 10!

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